AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

boton-menu

AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

210020021
Reserve seu Hotel

Pousada de Alijó ***


Pousada do Barão de Forrester. Rua Comendador José Rufino. Alijó

A Pousada Barão de Forrester, é um hotel de charme situado na vila secular de Alijó, no coração da região delimitada pelo Rio Douro, entre as célebres quintas onde, em socalcos perfeitamente alinhados e em harmonia com a paisagem natural, crescem as vinhas que dão origem ao Vinho de Porto.

É um lugar ideal para conhecer o processo de fabricação do vinho mais famoso do Mundo. A sua proximidade ao Rio Douro permite realizar pequenos cruzeiros para desfrutar de uma das mais belas paisagens de Portugal

História de Alijó:

A vila de Alijó, situada a cerca de 45 quilómetros da capital do Distrito - Vila Real - localiza-se numa vasta área de cultura castreja. Sofreu, como tantas outras localidades do actual concelho, as vicissitudes resultantes da romanização e da ocupação mourisca.

Implantada num eixo que terá servido de fronteira em permanentes mutações, dividia cristãos e árabes, tendo sido destruída e posteriormente abandonada. Só a partir do primeiro quartel do século XII, graças aos sucessivos forais outorgados por D. Sancho II, (1226), D. Afonso III (1269) e, mais tarde, por D. Manuel I, já no século XVI (em Julho de 1514), recomeçou o seu povoamento.

O seu clima e solos extraordinariamente ricos, particularmente para a produção de vinho generoso, acreditado "embaixador português" em todo o Mundo, serviu de motivação para os que demandaram este concelho.

No entanto, só a partir dos séculos XII e XIII é que se assistiu a uma ocupação ordenada, de vários representantes da nobreza e da alta burguesia. Foi o caso do marquês de Távora,  primeiro donatário de Alijó e seus termos, bens incorporados na Coroa após a execução dos Távoras.

Pelo Concelho de Alijó, existem várias manifestações da sua história, desde castros a pinturas rupestres e a vestígios de estradas romanas. A própria hagio-toponímia evidencia que do século VII ao século XIII se manteve na área do concelho uma população laboriosa, a qual conseguiu sobreviver às investidas quer dos mouros quer dos cristãos das Astúrias.

Alijó, cuja etimologia teria origem na existência da história Legio Spetima Gemina, outras teses nos indicam que o topónimo advém da palavra Ligioo, mais tarde Lijó, que pretenderia significar a natureza pedregosa do local naquela época, tem a sua monumentalidade representada pelo pelourinho, algumas casas solarengas e a igreja com o seu conjunto de alfaias, objectos de culto e várias imagens de relativo valor.

O conjunto de arquitectura religiosa nesta vila completa-se com as capelas do Senhor do Andor ou dos Passos; a capela de Nossa Senhora dos Prazeres, no monte da Cunha, a de Santo António, no monte do Vilarelho.

A arquitectura civil, com excepção do pelourinho, está praticamente circunscrita à existência do edifício da Câmara Municipal. O brasão que coroa este edifício encontra-se picado, feito levado a cabo pelos soldados franceses na Guerra Peninsular e no qual, em vez das armas do concelho, mandaram pintar as águias napoleónicas, então ainda triunfantes.

ACOMODAÇÕES

Dispõe de 21 quartos, dos quais 8 são de casal e os restante twins. 8 quartos possuem amplas varandas.
 
Os quartos estão equipados com:
Ar condicionado/aquecimento central
Telefone com linha directa ao exterior
Televisão por cabo
Secador de cabelo (220v) 
Minibar 

GASTRONOMIA

A ementa da Pousada é inspirada na gastronomia regional, onde predominam pratos confeccionados ou aprimorados com Vinho do Porto. Como pratos de referência, tem o Caldo Verde de Salsa, Bacalhau com migada de pão de centeio, Perdiz Estufada em Vinho do Porto, Churrasco de vitela e um vasto leque de sobremesas conventuais como é norma nas Pousadas. Estando a Pousada inserida numa zona de abundante caça, também tem na época respectiva uma carta de caça bastante preenchida.
 
Sabores da Região: 
Açorda de espargos
Filetes de polvo grelhados
Cabrito frito com migas
Toucinho do céu de Murça
Especialidade: Perdiz em Vinho do Porto
 
Nº lugares do restaurante: 25
Horário do Restaurante: 12H30-15H00 / 19H30-22H00

SERVIÇOS

Actividades na Pousada: 
Piscina exterior
 
Actividades fora da Pousada: 
A Pousada possui programas específicos com visitas a Quintas do Vinho do Porto e passeios de barco no Rio Douro. É também possível realizar as seguintes actividades:  

Caça (coelho, perdiz e javali);
Desportos Náuticos;
Campo de Tiro;
Passeios de Barco;
Passeios de Bicicleta;
Passeios Pedestres;
Pesca (barbo e boga).

PASSEIOS - ROTA TURISTICA

Alijó:

Pelourinho
Igreja Paroquial
Anta da Fonte Coberta


Situação Pousada de Alijó