AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

boton-menu

AViajes.com - Central de Reservas de Hotéis e Apartamentos

210020021
Reserve seu Hotel
Chamada gratuita. Clique aqui.

Sesimbra



Situado nas proximidades de Lisboa, o município de Sesimbra tem muito que oferecer. Praias de grande beleza com águas cristalinas e formações rochosas alternam a paisagem litoral. A vila de Sesimbra, conhecida como Pérola da Costa Azul, conserva o seu passado como porto pesqueiro e olha ao futuro como um centro turístico de primeira ordem.

HISTORIA SESIMBRA


Existem indícios que demonstram que a zona esteve habitada de forma constante desde o Paleolítico com pequenas povoações agrícolas. Foi um lugar muito desejado devido a sua privilegiada situação e a sua riqueza marinha. A ocupação romana começa no século II a. C., durante o século V os bárbaros dominam a zona até que no século XIII começa a dominação árabe.

Sesimbra foi fundada perto do castelo árabe, no alto de uma colina. Devido a abundante pesca a população se transladou às margens do mar, convertendo-se em um pequeno povoado de pescadores que com o passar do tempo chegará a ser um dos principais portos de pesca da região.

No ano de 1200 a população é finalmente arrebatada aos árabes por D. Sancho I, que a doará à Ordem de Santiago.

Durante os séculos XV e XVI os homens do povoado participam nas navegações dos descobrimentos. A falta de homens e os contínuos ataques piratas conduzem à uma profunda crise a finais do século XVI.

O século XIX foi trágico para a população devido a conquista napoleónica e a guerra civil de 1834. Desde finais do século XIX a cidade experimenta um processo de renovação graças a importância do seu porto pesqueiro, o desenvolvimento da indústria de conservas e a criação de infra-estruturas.

No século XX o crescimento se faz mais visível, sobretudo a partir da chegada do turismo na década dos 70. A pesca como principal actividade económica se soma a sua enorme potencialidade turística. São inúmeros os pedidos que oferece ao turista, sua riqueza natural e monumental, umas praias perfeitas para a prática dos desportos náuticos, uma deliciosa gastronomia baseada no pescado e no marisco, e sobretudo a hospitalidade e o carinho do seu povo. Por todas as razões Sesimbra é conhecida como a 'Pérola da Costa Azul'

PASSEIO TURISTICO SESIMBRA


Castelo de Sesimbra O Castelo de Sesimbra situa-se no alto de uma colina, rodeado pelas montanhas da Serra da Arrábida, excepto pelo sul desde onde se tem uma excelente panorâmica do mar e da população. Foi construído no século XII, no ano de 1236 D. Sancho II entregou o castelo a Ordem de Santiago e no ano de 1323 o rei D. Dinis restaurou a fortaleza. Foi no século XV quando os habitantes abandonaram os arredores do castelo e fundaram a localidade de Sesimbra. Foi reconstruído em várias ocasiões até que o terramoto do ano de 1755 o destruiu. No século XX, na década de 30, foi quando o estado voltou a reconstruí-lo dando-lhe seu aspecto actual. Das suas origens conserva-se as muralhas e o alcázar. No interior do castelo se encontra a Igreja de Santa Maria do Castelo do século XII. É considerado Monumento Nacional desde o ano de 1910.


Igreja de Santa Maria do Castelo - Sesimbra - A Igreja de Santa Maria do Castelo situa-se no interior do Castelo de Sesimbra. Foi construída no século XII, ainda que hoje em dia seja praticamente um templo do século XVIII, consequência das numerosas reconstruções realizadas no decorrer da sua história, destacando a do século XVIII depois do famoso terramoto do ano de 1755. Seu interior é de uma só nave, onde destacam uma tela do século XVII situada no teto representando a coroação da Virgem, os azulejos do século XVIII que revestem as suas paredes, as talhas dos retábulos do século XVII e na sua sacristia uma imagem de Nossa Senhora dos Homens do século XIII.


Museos Na população de Sesimbra existem actualmente dois museus, o Museu de Arqueologia, onde se exibe toda a história da cultura de Sesimbra, e o Museu do Mar, no qual se expõem fotografias e materiais relacionados com a Pesca, principal fonte de renda da população.


Museu de Arqueología O Museu de Arqueologia foi inaugurado no dia 28 de Maio de 1960 nas dependências da Igreja de Santa Maria do Castelo e no ano de 1982 foi transladado para a cidade. Hoje em dia situa-se em um pavilhão localizado no Largo Luís de Camões. Nele se exibem os restos arqueológicos encontrados no Concelho de Sesimbra durante a sua história, desde o Paleolítico até a Época Portuguesa.


Museu do Mar O Museu do Mar foi inaugurado no ano de 1987 e situa-se no Largo Luís de Camões. Uma exposição realizada no ano de 1981, 'Sesimbra e o Mar', foi a que motivou o povo para a criação do Museu pela grande oferta de materiais existentes. No museu se exibem uma grande variedade de fotografias e diferentes materiais relacionados com a arte da pesca, uma das mais importantes fontes de trabalho da população.


Igreja Matriz - Santiago - A Igreja Matriz de Santiago é um templo data do século XVI que se encontra situado na Rua João de Deus. Sua estrutura é de três naves separadas por cinco partes. Das suas origens se destacam no seu interior, em um dos lados, uma torre sineira. No seu interior destaca os retábulos de talha dourada situados nos seus altares e a pintura de finais do século XVIII situadas no teto da sua capela-mor.


Capela do Espírito Santo dos Mareantes A Capela e o Hospital do Espírito Santo dos Mareantes situa-se na Rua Cândido dos Reis. Foi fundada a finais do século XV pela Confraria do Espírito Santo. Sua arquitectura religiosa combina os estilos góticos, maneiristas e barroco. Foi utilizada para prestar auxílio aos marinheiros da população. Destaca-se no seu interior o altar do Espírito Santo.


Casa do Bispo A Conhecida Casa do Bispo situa-se no centro histórico da cidade, na Rua Antero de Quental, muito perto da Capela do Espírito Santo. Foi construída no século XVI e nas suas origens foi propriedade do Bispo de Fez, D. Belchior Beliago. Destaca-se no seu exterior, em uma das suas esquinas, uma pedra de armas do século XVIII que representa a Cruz de Santiago.


Fortaleza de Santiago A Fortaleza militar de Santiago situa-se na Rua da Fortaleza, no areal da Praia de Sesimbra. Construída no século XVII, foi uma das fortalezas que defenderam a população e o Estuário do Sado, entre as quais também se encontram as fortalezas de Portinho da Arrábida, São Teodósio, Baralha e a do Cabo Espichel. Das suas origens se conservam as cisternas, o armazém, a antiga residência do governador, as masmorras e a capela. Desde o ano de 1879 é a sede do quartel da Guarda Fiscal. É considerada Bem de Interesse Público desde o ano de 1977.


Forte de São Teodósio O Forte de São Teodósio, popularmente conhecido como Forte do Cavalo, situado no extremo oeste da baía de Sesimbra, muito perto do Porto de Abrigo. A Fortaleza militar foi construída no século XVII para a defesa da população e do Estuário do Sado. No ano de 1895 se instalou um farol na bateria alta da fortificação que ainda se conserva.


Cabo Espichel O Cabo Espichel é um dos lugares mais impressionantes da Costa Azul graças a paisagem que o rodeia. Nas suas origens serviu de lugar defensivo do território. No século XVIII se ergueu nos seus arredores um santuário dedicado a Nossa Senhora do Cabo, que conta a lenda apareceu à um casal de idosos neste lugar no ano de 1410. Foi o primeiro lugar onde se instalou um farol para iluminar a costa conhecida pelos ingleses como 'Costas Negras' no ano de 1790.


O Farol - Cabo Espichel O Farol do Cabo Espichel foi construído no ano de 1790, sendo o primeiro farol marítimo instalado nas costas de Portugal conhecidas pelos ingleses como 'Costas Negras'. Está formado por uma torre hexagonal de 32 metros de altura a qual tem em anexo um edifício. Sua iluminação sofreu modificações ao longo da sua história, no ano de 1886 a luz passou a ser alimentada por vapor de petróleo e no ano de 1926 já funcionava com electricidade. Hoje em dia tem um alcance de 26 milhas.


Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel é um dos mais importantes do concelho de Sesimbra. Como seu próprio nome indica está situado nas imediações do Cabo Espichel. Foi construído no século XVIII e é estilo maneirista e barroco. É de planta longitudinal composta por uma nave e capela-mor. Em cada lado da sua fachada encontra-se as torres sineiras. Unido ao Santuário se encontram um conjunto de dependências que serviam de refúgios para os peregrinos. Está classificado como Bem de Interesse Público desde o ano de 1950.

MAPA SESIMBRA

PROCURAR HOTEL

Guias